Raio: Desligado
Raio: km
Set radius for geolocation
post-title Interação entre humanos e animais silvestres na Serra da Cantareira.

Interação entre humanos e animais silvestres na Serra da Cantareira.

Interação entre humanos e animais silvestres na Serra da Cantareira.

Interação entre humanos e animais silvestres na Serra da Cantareira.

A Serra da Cantareira, maior floresta urbana do mundo [1] está localizada dentro da Mata Atlântica, com 64.800 hectares de área, abrange 4 municípios, São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. A mata Atlântica abriga uma grande diversidade de fauna e flora: são 370 espécies de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos, 350 de peixes e quase 1000 espécies de aves [2]. A Serra da Cantareira está próxima a regiões urbanas, com muitos condomínios, atividades comerciais e lazer que concentram muitas pessoas, o que ocasiona grande interação com animais silvestres e essa interação, infelizmente, nem sempre é benéfica. Animais são atropelados nas estradas e outros são mortos por confronto com cães e gatos domésticos, valendo lembrar que animais silvestres também podem transmitir doenças para os humanos e animais domésticos e vice-versa [3].

A melhor forma de interação entre humanos e animais silvestres então deveria ser apenas a observação, mantendo uma distância segura e nunca alimentá-los, pois nosso alimentos diferem de suas necessidades nutricionais. Além disso, dirigir com cuidado nas estradas que cortam a mata e manter animais domésticos longe do contato com os silvestres. É importante sempre notificar um órgão responsável, como a polícia ambiental, em caso de encontrar-se um animal silvestre ferido, a captura pode ser difícil e representar riscos.

É de nossa responsabilidade cuidar de nossa floresta e proteger nossa fauna e flora, essa é nossa casa e cada espécie tem um papel importante em nosso ecossistema. Protegendo os animais e nossas florestas, estamos protegendo a nós mesmo e garantindo o futuro de nosso planeta.

 

Hélio T. Ramos

Referências
[1] https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/pautas/parque-da-cantareira-e-a-maior-floresta-urbana-no-mundo/. Acessado em 19 de fevereiro de 2022.
[2] Fauna da Mata Atlântica https://apremavi.org.br/mata-atlantica/fauna/. Acessado em 19 de fevereiro de 2022.
[3] Marvulo MFV. Zoonoses. In: Cubas ZS, Silva JCR, Catão-Dias JL. Tratado de animais selvagens. São Paulo: Roca; 2006. p.1250-6.

Helio Tomás Ramos é formado em Administração pela Anhanguera Educacional, graduando em Medicina Veterinária pela Universidade São Judas Tadeu, 9° período, Especialista em Docência no Ensino Superior pela Anhembi Morumbi e Especialista em Anatomia Funcional Humana e Comparada pela USP – Universidade de São Paulo.

Nós Recomendamos

Confira alguns dos melhores serviços localizados na região da Cantareira

Carregando…